A importância da saúde vascular

Você sabe por que é importante cuidar da saúde vascular? Sabe quais doenças vasculares existem, quais são os sintomas e como evitá-las?

No mês de agosto, onde se comemora o dia do Cirurgião Vascular, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, desenvolve uma campanha denominada Agosto Azul e Vermelho, para conscientização da saúde vascular.

As doenças vasculares são a principal causa de morte no mundo, estima-se que mais de 1.100 pessoas morrem por dia com problemas de circulação.

No Brasil o AVC é a doença que mais mata, com cerca de 12 óbitos por hora segundo a Sociedade Brasileira de AVC.

Por isso, manter a saúde das veias e artérias e de extrema importância, uma vez que não há nenhuma parte do corpo na qual elas não estejam presentes.

Quais são as doenças vasculares mais comuns

Acidente Vascular Cerebral

O AVC é uma das doenças vasculares mais conhecidas, e a segunda maior causa de óbitos no mundo. Popularmente conhecida como derrame, ele ocorre quando há obstrução ou rompimentos de algum vaso que leva sangue ao cérebro. Os maiores fatores de risco do AVC são hipertensão, obesidade e diabetes.

Pé diabético

O Pé diabético é uma serie de alterações que podem acontecer nos pés de pessoas com diabetes não controlada, onde o paciente perde a capacidade de sentir dor, levando a pessoa não sentir quando há machucados ou feridas. Além disso, pessoas com diabetes tendem a apresentar alguns problemas de circulação, onde a chegada do sangue até os membros inferiores fica comprometida. Em consequência essa região recebe menos oxigênio, o que dificulta o processo de cicatrização. Como o quadro evolui de forma silenciosa, principalmente pela falta de sensibilidade, o paciente passa semanas e até meses com uma ferida aberta, ou seja, uma porta para bactérias e microrganismos que causam infecções. Dessa forma, quando o paciente procura o médico, a lesão já está muito avançada, havendo necrose do tecido e com alto risco de amputação do membro.

Trombose venosa profunda

A trombose venosa profunda atinge cerca de 180 mil novos casos por ano no Brasil.

Essa doença é causada pela coagulação do sangue no interior dos vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração. Em 90% doas casos as veias acometidas de trombose, são veias dos membros inferiores. Os sintomas mais comuns da trombose são inchaço, dor, vermelhidão, sensação de calor nas pernas, dilatação das veias e pele mais dura.

Aneurisma de aorta

É a dilatação anormal da parede da artéria aorta, que é a maior artéria do corpo e responsável por transportar o sangue rico em oxigênio para todo o organismo. Caso o aneurisma romper, pode levar a óbito.

Aneurisma periférico

É a dilatação anormal da parede de artérias periféricas como a artéria femoral, carótida, do pescoço, da virilha e a dos braços. Embora seja mais difícil se romper, se acontecer, pode gerar um coágulo e impedir a passagem do sangue o que pode resultar em compressão de um nervo ou uma veia próxima, causando dor, inchaço e formigamento.

Doença arterial obstrutiva periférica (DAOP)

É a dificuldade da circulação do sangue devido a placas de gordura, cálcio e pela própria degeneração da parede do vaso ao longo dos anos. Sintomas como dor na batata da perna ao caminhar, fraqueza nas pernas, feridas nos pés que demoram a cicatrizar e mudança da coloração das pernas são sinais de DAOP. No entanto, de acordo com o Center of Disease Control and Prevetion dos Estados Unidos, 50% dos pacientes que sofrem com o DAOP são assintomáticos.

Como prevenir as doenças vasculares

Para prevenir as doenças vasculares, é preciso ter uma alimentação saudável evitando alimentos gordurosos e ultraprocessados, controlar o diabetes, evitar o sedentarismo fazendo atividades físicas por pelo menos três vezes na semana, evitar o tabagismo e controlar a pressão arterial. Outra dica é visitar o seu angiologista periodicamente para fazer check-ups.

Como é realizado o check-up vascular

Mas como é realizado um check-up vascular? Primeiramente você terá que marcar uma consulta de rotina com um Cirurgião Vascular, onde será avaliado os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças vasculares através de um exame físico para detectar precocemente as alterações vasculares. Caso seja necessário, será solicitado exames complementares.

Dessa maneira é possível identificar precocemente algumas doenças vasculares que são assintomáticas ou até que estão em estágios mais avançados.

É importante lembrar que o check-up vascular é necessário para todas as pessoas, especialmente para pacientes que sejam tabagistas, hipertensos, diabéticos, com alterações no colesterol ou com antecedentes familiares de doenças vasculares. Se você de identificou com esse artigo, tem algum sintoma ou não realizou ainda o seu check-up vascular, clique em “Agende a sua consulta!” converse com um de nossos especialistas.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens populares
Contate-nos

Fale conosco e agende sua consulta em minutos.

Siga-nos