Quem nunca ouvir dizer que o “projeto verão” começa no inverno? Com a proximidade do calor, a procura pelas academias aumenta cada vez mais, muitos interessados na melhoria da qualidade de vida, e outros sonhando com o equilíbrio entre a tal massa magra e a massa gorda.
Mas afinal, o que é massa magra e massa gorda e qual a importância delas no nosso organismo?
Primeiro é importante ressaltar que considerar apenas o peso não é correto para definir se uma pessoa está em forma ou não. Nosso peso corporal é resultado do somatório da massa magra e da massa gorda.
Definimos como massa magra a soma do peso dos músculos, órgãos, ossos e líquidos corporais. Os músculos e os ossos formam a estrutura do corpo e garantem a movimentação corporal.
Já a massa gorda é o somatório do peso em gordura, ou tecido adiposo. Ela tem função de proteger fisicamente os órgãos, as estruturas do corpo, e ajuda na regularização da temperatura corporal.
Qual a importância de controlar a massa gorda?
O ganho de massa gorda acontece quando o valor de calorias consumido em um dia é maior do que o valor de calorias gastas nesse mesmo período, resultando em uma sobra de energia, que é estocada como gordura no corpo.
O excesso de gordura, leva à obesidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, só no Brasil a obesidade atinge um marco de 6,7 milhões de pessoas.
A obesidade é a grande responsável por diversas doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, colesterol, hipertensão, doenças cardíacas e vasculares, por isso é tão importante controlar a massa gorda e ter hábitos saudáveis.
Como controlar o ganho de massa gorda?
Levar uma vida saudável. Essa sempre é a resposta para o controle da obesidade. Hábitos saudáveis incluem uma alimentação balanceada e variada, com a presença de alimentos de todos os grupos alimentares como, proteínas, vegetais, legumes, laticínios, frutas e carboidratos.
Prática de exercícios físicos regulares, segundo a Organização Mundial da saúde é recomendado que os adultos realizem pelo menos 150 minutos de atividades físicas toda semana. Ou seja, cerca de 20 minutos de atividades físicas todos os dias é o tempo ideal para quem quer ter uma vida saudável e evitar o ganho de massa gorda.
Ter um bom período de sono e de descanso também está relacionado a perda de peso. É durante o sono que ocorre a liberação de determinados hormônios que ajudam a regular o metabolismo, e com o organismo equilibrado conseguimos evitar o acúmulo de gordura.
Evitar o tabagismo. Fumar causa dependência, atrapalha no desempenho dos exercícios físicos e aumenta as possibilidades de desenvolver doenças cardiovasculares.
Como ganhar massa magra?
Para ganhar massa magra é necessário o aumento da massa muscular. Para que isso aconteça, é necessário a prática de exercícios físicos de força, como a musculação, além de uma dieta bem equilibrada.
Alimentos que são fontes de carboidrato, ajudam a repor os estoques de energia para construção muscular. Dentre eles estão pães, arroz, macarrão, mandioca, tapioca, batata, quinoa, fubá etc. Já as proteínas como carnes, aves, ovo, peixes, leite, queijos e iogurtes, ajudam na formação e reposição das células musculares. Alimentos ricos em vitaminas e minerais são fundamentais para a defesa e funcionamento do corpo, assim como para repor esses micronutrientes eliminados pelo suor. São eles as frutas, verduras e legumes. Também é importante para o ganho de massa magra, manter a hidratação com água, chás, água de coco e bebidas isotônicas.
Qual o melhor percentual de massa magra x massa gorda?
Depende do objetivo de cada pessoa. Devemos lembrar que o percentual de gordura tem relação direta com a massa muscular, ou seja, quando há ganho de massa magra, consequentemente há redução da massa gorda. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde é manter esse percentual abaixo de 20%. Os níveis de 12 a 17% são considerados bom e ótimo respectivamente. Se você se identificou com esse artigo e quer ter uma vida mais saudável, clique em “Agende a sua consulta!” converse com um de nossos especialistas.