Fístula: o que é e qual sua importância em hemodiálises?

Fístula: o que é e qual sua importância em hemodiálises?

Já ouviu falar das fístulas? Apesar de muitas vezes causarem desordens no nosso organismo e problemas de saúde, elas também são importantíssimas em processos de diálise, quando feitas por um médico cirurgião. 

Saiba mais sobre o assunto e veja onde realizar essa operação, caso necessário.  

O que são fístulas? 

Fístula é o nome que damos a qualquer passagem em forma de tubo que liga anormalmente dois órgãos ou partes do corpo que não costumam ter qualquer tipo de conexão. 

Alguns exemplos de fístulas são: um canal ligando um vaso sanguíneo a uma artéria, conectando um órgão a outro ou conduzindo de um órgão interno à superfície do corpo. 

As fístulas podem ocorrer em diversas partes do corpo, como consequência de doenças, lesões ou abscessos, atrapalhando o funcionamento normal do corpo. É o caso das fístulas anais, retovaginais, entre a bexiga e o intestino e entre a bexiga e a vagina

No entanto, a fístula também pode ser feita artificialmente por médicos, para fins cirúrgicos, sendo essencial em processos de hemodiálise. É o caso da Fístula Arteriovenosa para Hemodiálise (FAV). 

Como a fístula ajuda em hemodiálises? 

A hemodiálise ou diálise é um processo médico voltado para pessoas com doenças renais, no qual o sangue sai de uma veia, passa por uma máquina, no qual é filtrado e, depois, volta para a corrente sanguínea. O objetivo é purificar o sangue de substâncias nocivas. 

A Fístula Arteriovenosa para Hemodiálise, ou FAV, ocorre quando a veia não é capaz de suportar o número de punções necessárias para a hemodiálise. 

É realizada a união entre uma artéria e uma veia do corpo, geralmente no braço ou no antebraço, fazendo com que a veia fique mais dilatada e consiga suportar um fluxo sanguíneo mais rápido e intenso. Dessa forma, é possível realizar o processo de diálise sem maiores problemas. 

Quais são as vantagens da Fístula Arteriovenosa (FAV)? 

A Fístula Arteriovenosa para Hemodiálise traz muitas vantagens em relação à implantação de próteses na veia (EAV). Confira! 

  • Maior durabilidade; 
  • Menor risco de infecções e tromboses; 
  • Melhores resultados; 
  • Menos restrições das atividades. 

Onde fazer uma operação de fístula e hemodiálise? 

Buscando conhecimento na escola francesa de acesso vascular e numa atitude pioneira no Brasil, o Hospital Quali Ipanema, em parceria com o Dr. Marcelo Paiva, criaram o Centro Especializado em Acessos Vasculares.  

Ele funciona 24 horas e 7 dias por semana visando um atendimento diferenciado em todas as etapas da fístula arteriovenosa, desde a confecção de uma FAV em paciente pré-dialítico, passando pelo monitoramento dos acessos já confeccionados com prevenção de trombose, até a confecção de acessos em crianças e FAVs mais complexas. 

Abaixo, veja alguns dos nossos serviços nessa área!

1 – Confecção de FAV em adultos;

2 – Revascularização de FAVs trombosadas;

3 – Angioplastia em FAVs ;

4 – Implante Permcath;

5 – Ecocolordoppler em FAVs (mapeamento pré-op., maturação de FAV, vigilância de enxerto, controle pós-angioplastia etc); 

6 – Confecção de FAVs complexas; 

7 – Hemorragia em pontos de punção; 

8 – Correção de estenose venosa central; 

9 – Confecção de FAV em crianças. 

Entre em contato, caso precise de um tratamento: 

 (21) 3257 – 1350 

(21) 99816 – 1313

R. Barão da Torre, 145 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22411-001